Pular para o conteúdo principal

O que nos diz o cabelo crespo


Há sempre uma história por trás de um cabelo crespo. Assim como o gênero e a cor da pele, a textura das madeixas conferem status e estereótipos de todo tipo. Cresci ouvindo na família que minha “gadeia” não tinha jeito (mais tarde soube que era a maneira caipira de se dizer gadelha: o mesmo que cabeleira, cabelo disforme), condenada a usar, em grande parte da infância, o corte “Joãozinho”, para não dar trabalho. Nem tinha cinco anos e já me frustrava por não ter os cabelos na cintura e lisos como os da Wanderleia, para poder dançar e chacoalhá-los ao vento. Não é de admirar que, tão logo pude administrar meus problemas capilares, estes passaram a ser de outra natureza: lidar com químicas, toucas e escovas, sempre com resultados efêmeros ou pouco satisfatórios. Só muito mais tarde pude constatar que minha musa teve que passar pelos mesmos dramas que eu até assumir sua juba original.

Durante toda a vida lidei com os sentimentos contraditórios dessa herança latina, que no contexto racista brasileiro tem variadas conotações. Por um lado, o volume dos cabelos me conferia poder, sensualidade. Quando me vejo em fotos assim, me acho mais bonita. Nos meus momentos mais segura de mim, sempre optei pelo cabelo natural. Por outro lado, os cabelos alisados conferem uma aceitabilidade reconfortante. Por incrível que pareça, te tratam melhor nas lojas, mexem menos com você na rua e, até hoje, se escovo os cabelos, a mulherada – sobretudo – invariavelmente diz como estou linda e chique. Minha autoestima vacilante é bastante suscetível.

Eis que, na busca por autores que estarão na próxima Flip, em Paraty, onde vamos comemorar os dez anos do CFL-Círculo Feminino de Leitura, nos deparamos com Djaimilia Pereira de Almeida, com seu Esse Cabelo – A tragicomédia de um cabelo crespo que cruza fronteiras. Foi identificação à primeira vista. A transposição (supostamente) bem-humorada de sua história de menina mestiça, que sai de Luanda para viver com a família branca em Lisboa, para as aventuras de seus cabelos crespos é tocante.

As andanças de Mila – a personagem autora – pelos bairros de Lisboa à procura da cabeleireira perfeita, mulheres originárias de várias partes do mundo, sobretudo da África, traz em seu bojo a necessidade de aceitação, sua em relação a si mesma e também dos outros. Apesar do carinho com o qual se refere aos avós e familiares paternos, que a acolheram, sua relação com a mãe – que ficou em Angola – e avós maternos, também imigrantes em Portugal, é repleta de amor, carinho e compaixão. Seu pertencimento oscila entre as duas realidades e culturas, assim como as mudanças em seu cabelo. Na narrativa, não há grandes explicações, mas impressões e sentimentos.

No final, pelo menos por enquanto, já que o mundão dá voltas e Djaimilia é jovem, prevalece a aceitação dos cabelos como são, mostrada a partir do fiasco de seu penteado alisado de casamento, ornamentado com uma tiara, que anos depois deixou como enfeite em sua casa para lembrá-la de seu antigo “drama capilar”. “A travessa exposta na vitrina devolve-me a mim como decoração do meu cabelo. O cabelo é a pessoa. O subterfúgio da comédia, o drama pretensamente tranquilo, são os adornos. ‘Faz de ti um museu mostrando o que já era visível’”, escreveu.

Em nossas discussões cefelistas sobre o livro, lembramos do momento de glória dos cabelos crespos nos anos 1960, com o Black Power e o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos. Recordações dos Jackson Five, dos Globetrotters ou de Tony Tornado cantando BR-3, no início dos anos 70, que nos remeteram à constatação de que conquistas vão e voltam, como a moda. Ver a ostentação de lindos penteados crespos florescer novamente, como marca de um renovado movimento negro – principalmente aqui no Brasil de Marielle – é reconfortante.

Nas reuniões do CFL, procuramos sempre meios de vivenciar de alguma maneira a narrativa. Mas, nesta época de discussões – às vezes válidas, outras nem tanto – de apropriação cultural, me causou certo desconforto chegar e encontrar uma peruca Black Power circulando pelas cabeças. Ao longo da noite, porém, em meio a depoimentos de lisas e crespas – nós últimas, todas brancas, que, de verdade, na denominação cabelística, somos apenas “onduladas” – fomos incorporando o poder dessa cabeleira e o quão intimidante ela pode ser para os que ainda insistem em um modelo racista de sociedade. Diante do sofrimento que essa mentalidade tem imposto a gerações de mulheres negras – que apenas conseguimos (talvez) imaginar – só podemos desejar vida longa, cheia e abundante para todos os cabelos crespos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Existe vida profissional após a maternidade: só tem mais emoção

  Lembrei-me desta história conversando com uma amiga grávida preocupada com seu futuro profissional. Minha narrativa não chega a ser um alento, mas posso atestar que, apesar de aventuras como esta, é possível ser mãe e profissional! Quando me tornei mãe de gêmeas, já com um filho de três anos, achei que minha vida profissional e toda mais havia se encerrado. Mas eis que, passados três meses, voltei ao trabalho e o mundo continuou a rodar, mesmo que em sistema de adaptação. Assim que as bebês completaram dez meses, me senti pronta para a primeira viagem profissional pós-revolução. A missão era uma expedição ao Vale do Ribeira para identificar necessidades das populações ribeirinhas e quilombolas que ajudassem a direcionar a ação do Instituto Socioambiental (onde eu trabalhava) naquela região. Na equipe, uma antropóloga, um advogado e eu, a jornalista que reportaria as andanças. Em Iguape, onde estava nossa base, um biólogo se juntaria ao time. Deixei meu apartamento em um clima d

A air fryer e a ilusão capitalista

Fui apresentada à air fryer durante a pandemia. Não pessoalmente, pois me encontrava em isolamento em uma chácara, digamos, isolada, mas através das reuniões de Zoom. Era só termos uma pausa hidráulica ou nos aproximarmos da hora do almoço e alguém soltava: “chegou minha air fryer!” Dali pra frente, mesmo que estivéssemos discutindo o destino da Amazônia ou do Cerrado, de florestas, a índios, a gado, a rios, enfim, qualquer coisa mundana trivial, tudo era esquecido. As maravilhas que eram possíveis de fazer rapidamente, sem óleo, sem trabalho, apenas jogando o que quer que fosse naquela que entendi ser uma panela elétrica, tornavam-se o centro das atenções. Os rostos apáticos nas telas ganhavam vivacidade e a troca de dicas e receitas e declarações de amor ao mais importante utensílio doméstico criado desde a invenção do fogão à lenha tomavam toda a atenção. Frango à passarinho ou batata frita, legumes e arroz em minutos, forrar com papel alumínio para facilitar a limpeza, pão de que

Com os incas, aprendi que distopias acontecem

Sempre quis conhecer Machu Picchu pela incrível beleza da cidadela, mas pouco sabia do império inca, além do fato de ter se estendido por grande parte da costa oeste do continente sul-americano e ter desaparecido com a chegada dos espanhóis. Descobrir que o Peru é um país inca – ou pelo menos o estado de Cusco com certeza o é -, foi uma surpresa. Encontrei uma população preocupada em recuperar todos os aspectos de sua cultura usurpada há 500 anos pelos conquistadores europeus e rever cada pedacinho de sua história. Machu Picchu, a joia que os espanhóis não acharam. O que ouvi de guias, motoristas, vendedores, artesão, garçons e todas as pessoas com que tive contato é uma versão ainda impensável no Brasil, país onde seus habitantes originais foram praticamente exterminados e os poucos que resistiram ainda precisam lutar por seu reconhecimento e, no momento, por garantia de vida. Lá, a população majoritariamente de descendência índia tem mais facilidade em se identificar com aque