![]() |
O diferencial deste documentário é trazer depoimentos de pessoas com altos cargos dentro dessas corporações, como Amazon e Adidas, que colaboraram para a criação destas estratégias e hoje lutam contra elas, por perceberem o quão insustentáveis são. Ver imagens de produtos devolvidos ou encalhados sendo destruídos e descartados para que ninguém possa usar, incluindo roupas, bolsas, eletrônicos e comida, dá um misto de nojo e agonia. Entender como foi criada e como é aplicada a obsolescência programada dos produtos, revolta qualquer um.
Qualquer um talvez seja forte demais. Viciados que gostam de ficar na fila para comprar os primeiros Iphones lançados a cada ano, se esmagam para serem os primeiros a entrar em lojas com promoções como black Friday ou o dedo já está gasto de clicar em “promoções imperdíveis” na internet, possivelmente não se incomodem de ver as montanhas de lixo que lotam oceanos e praias e aterros em países pobres da Ásia ou da África ou o deserto do Atacama. Possivelmente, os negacionistas climáticos que apoiam a extrema-direita mundo afora acreditem que é tudo balela e que esse lixo todo vai se autodestruir ou ser enviado para Marte, em um foguete do Elon Musk.
Para os que têm um mínimo de bom-senso e não precisam nem ver as imagens chocantes desse volume todo de descarte para entender que estamos em uma enrascada, o melhor é procurar representações melhores nos governos, cada vez mais difícil com o crescimento desse controle midiático das big tecs, e bancar o Dom Quixote em sua vida particular, rezando – para quem acredita – que vai dar tempo de consertar tudo isso.
![]() |
Comece eliminando o máximo de plástico da sua vida. É uma missão quase impossível, mas não aceitar sacolas plásticas e carregar uma garrafa de água de casa são um bom começo. Enviar o lixo para reciclagem é fundamental, mas o filme nos mostra que essa é a mentira master das indústrias: grande parte do que achamos que é reciclável não é. A maior parte das embalagens que separamos cuidadosamente, vai acabar mesmo no mar, em aterros ou queimada, aumentando o efeito estufa. Comprar roupas, sapatos e bolsas também vai deixar de ter tanto encanto se você assistir ao documentário. Trocar o computador ou o celular só para mostrar aos amigos e ficar com mais medo de ladrão também dará menos prazer. Muito preferem não encarar questões como esta. Quem está disposto?
Comentários
Postar um comentário