Pular para o conteúdo principal

O privilégio de ter uma área verde para chamar de minha

Uma caminhada de seis minutos, com 400 metros e uma boa subida, que não chega a incomodar, me separa da área verde mais próxima de onde moro, privilégio compartilhado por grande parte das pessoas que vivem na Zona Oeste de São Paulo, mas bem mais raro para habitantes de outras regiões. Sei disso porque nem sempre morei aqui. Na Zona Norte, onde fui criada, há apenas as ladeiras e as calçadas ruins em comum; praças e parques são raridade. O Centro, mais antigo, também é bem serviço de praças, mas poucas com as características de local para exercício e convívio com a natureza, parte pelo grande movimento, parte pela urbanização que não privilegia esse uso. O Vale do Anhangabaú é um exemplo sobre o qual tenho até preguiça de comentar.

De volta à cidade – aos poucos – após quase sete meses de exílio no interior, percebo mais intensamente a importância dessas áreas. Já não temos horizonte para acompanhar o caminho do sol, da lua, das estrelas - deve ser por isso que alguns passaram a acreditar que a Terra é plana. Contar com áreas arborizadas onde possamos dividir espaço pelo menos com pássaros, caminhar sem torcer o pé, não respirar gás carbônico diretamente dos escapamentos ou se preocupar em não ser atropelado em cada esquina é uma essencialidade que pode reduzir a crescente popularidade das farmácias, setor em ascensão galopante por aqui.

A “minha” é, na verdade, um conjunto de três praças com nomes de homens, Rafael Sapienza, Professor Haroldo Valadão e Dr. Fernando de Oliveira Pimentel, as duas primeiras contínuas desde o fechamento da rua que as separava. Há bosques com pequenas trilhas, mesinhas e bancos para descanso e convívio, equipamentos para exercício e um parquinho bacana para crianças, mantido por um grupo de amigos, como anuncia a plaquinha na entrada. Infelizmente, meus filhos não tiveram a oportunidade de usufruir, pois ele não existia quando eram pequenos. Placas espalhadas por toda a área pedem para os frequentadores recolherem o lixo e o cocô de seus cachorros. Há bastante novas mudas de árvores plantadas. Ou seja, mesmo com um entulhinho largado aqui ou ali, é um local bem cuidado.

Áreas verdes podem, ainda, ser um espaço de convivência e treino de civilidade que precisamos muito. Neste, os frequentadores são todos da vizinhança e muitos se conhecem. Cumprimentar uns aos outros é um costume que permanece, mesmo que haja alguma redução a partir de 2017 (por que será?) e agora com a presença das indefectíveis máscaras. É um lugar onde qualquer um se sente bem, mas há muito a evoluir no quesito “eu não sou a pessoa mais importante do mundo, os demais têm os mesmos direitos que eu”.

Quem tem cachorro, por exemplo, poderia entender que alguns não gostam ou têm medo. Outro dia, uma feliz cachorra enorme veio correndo lamber minha mão e paralisei. Sua dona/mãe (não sei o nome politicamente correto) só a chamou quando eu disse que por favor o fizesse, porque eu estava assustada. Não houve nenhum pedido de desculpa, só a informação de praxe “ela é mansinha”.

Também alguns dos treinadores físicos que usam o espaço poderiam ter mais sensibilidade. Monopolizar a área com equipamentos públicos de ginástica com seus alunos e suas bolsas é um pouco chato. Em outras épocas, até pediria licença e tentaria conversar, mas os tempos são de prudência e me sinto acuada. Esses pequenos infortúnios, porém, são irrisórios diante da alegria de começar o dia com uma boa caminhada cercada da beleza e do frescor da vegetação. É um direito fundamental que continuarei a defender por aqui.

(Fotos: minha mesmo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Existe vida profissional após a maternidade: só tem mais emoção

  Lembrei-me desta história conversando com uma amiga grávida preocupada com seu futuro profissional. Minha narrativa não chega a ser um alento, mas posso atestar que, apesar de aventuras como esta, é possível ser mãe e profissional! Quando me tornei mãe de gêmeas, já com um filho de três anos, achei que minha vida profissional e toda mais havia se encerrado. Mas eis que, passados três meses, voltei ao trabalho e o mundo continuou a rodar, mesmo que em sistema de adaptação. Assim que as bebês completaram dez meses, me senti pronta para a primeira viagem profissional pós-revolução. A missão era uma expedição ao Vale do Ribeira para identificar necessidades das populações ribeirinhas e quilombolas que ajudassem a direcionar a ação do Instituto Socioambiental (onde eu trabalhava) naquela região. Na equipe, uma antropóloga, um advogado e eu, a jornalista que reportaria as andanças. Em Iguape, onde estava nossa base, um biólogo se juntaria ao time. Deixei meu apartamento em um clima d

A air fryer e a ilusão capitalista

Fui apresentada à air fryer durante a pandemia. Não pessoalmente, pois me encontrava em isolamento em uma chácara, digamos, isolada, mas através das reuniões de Zoom. Era só termos uma pausa hidráulica ou nos aproximarmos da hora do almoço e alguém soltava: “chegou minha air fryer!” Dali pra frente, mesmo que estivéssemos discutindo o destino da Amazônia ou do Cerrado, de florestas, a índios, a gado, a rios, enfim, qualquer coisa mundana trivial, tudo era esquecido. As maravilhas que eram possíveis de fazer rapidamente, sem óleo, sem trabalho, apenas jogando o que quer que fosse naquela que entendi ser uma panela elétrica, tornavam-se o centro das atenções. Os rostos apáticos nas telas ganhavam vivacidade e a troca de dicas e receitas e declarações de amor ao mais importante utensílio doméstico criado desde a invenção do fogão à lenha tomavam toda a atenção. Frango à passarinho ou batata frita, legumes e arroz em minutos, forrar com papel alumínio para facilitar a limpeza, pão de que

Com os incas, aprendi que distopias acontecem

Sempre quis conhecer Machu Picchu pela incrível beleza da cidadela, mas pouco sabia do império inca, além do fato de ter se estendido por grande parte da costa oeste do continente sul-americano e ter desaparecido com a chegada dos espanhóis. Descobrir que o Peru é um país inca – ou pelo menos o estado de Cusco com certeza o é -, foi uma surpresa. Encontrei uma população preocupada em recuperar todos os aspectos de sua cultura usurpada há 500 anos pelos conquistadores europeus e rever cada pedacinho de sua história. Machu Picchu, a joia que os espanhóis não acharam. O que ouvi de guias, motoristas, vendedores, artesão, garçons e todas as pessoas com que tive contato é uma versão ainda impensável no Brasil, país onde seus habitantes originais foram praticamente exterminados e os poucos que resistiram ainda precisam lutar por seu reconhecimento e, no momento, por garantia de vida. Lá, a população majoritariamente de descendência índia tem mais facilidade em se identificar com aque