Pular para o conteúdo principal

Um bem de todos nós


Tive nesta semana uma grata surpresa ao receber o livro infantil Água, do ilustrador indiano Subhash Vyam, publicado pela FTD. Além das ilustrações muitos bonitas e da história comovente, que se passa na Índia, mas poderia tranquilamente ser de milhares de brasileiros, tenho uma pequena participação na publicação, pois fui convidada para fazer um posfácio contextualizando para os pequenos leitores daqui a questão da água no mundo e no nosso país. A obra parte da narrativa oral em híndi do artista, recontada em inglês por Gita Wolf e traduzida por Claudio Alves Marcondes para o português.

A narrativa, baseada na vida do autor, conta sobre sua infância em uma aldeia pobre onde a escassez de água determinava a dinâmica da comunidade. Depois, foi para a cidade para estudar e trabalhar e se surpreendeu que, também lá, apesar de toda estrutura e do desperdício com seu uso, muitas vezes a água também faltava na torneira.
Sem perder o vínculo com a aldeia natal, descobriu em uma de suas visitas que a construção de uma barragem poderá inundar o vilarejo, desalojar a população e destruir seu modo de vida. Toda a narrativa leva a uma reflexão sobre como nos relacionamos e fazemos uso da natureza. Ao ponderar sobre o estilo devida de seus conterrâneos, percebe que na aldeia “sempre fomos muito modestos para satisfazer as nossas necessidades. Claro que gostaríamos de algum desenvolvimento, mas não de modo a prejudicar o lugar em que vivemos”.

E conclui: “Não, o problema que estamos enfrentando não foi causado por nada que a gente tenha feito – na verdade, é um problema que surgiu por causa da ganância da cidade. Não de todas as pessoas que moram na cidade, mas das ricas e poderosas que, para alcançarem o que desejam, não se importam com as consequências de seus atos”.
Tudo muito lindo, poético e claro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O dote

O maior vexame da minha vida aconteceu durante uma audição de piano. Tocaria Escorregando, de Ernesto Nazareth, e Tico-tico no Fubá, de Zequinha de Abreu. Mas quando entrei no palco, me sentei e olhei para as teclas, foi como se fosse fazer um discurso e na hora em que visse o texto a ser lido ele estivesse em mandarim. Era como se fosse a primeira vez que visse um piano, não sabia por onde começar. Tomada de pânico, consegui levantar, agradecer e sair totalmente perdida. Tinha 17 anos e estudava piano há nove. No camarim, fui recebida com abraços da atônita professora e das colegas, mas só conseguia chorar e me sentir miserável. Atendendo aos apelos de todas elas, ao final das apresentações, voltei ao palco e disparei a pior interpretação de Tico-tico no Fubá da história. Lembro de ter sido aplaudida, o que não me confortou. Meus pais, com a sensibilidade que lhes era característica, disseram que os fiz passar vergonha, me deixaram em casa com minhas lágrimas e foram comer pizza. ...

Sandubas tradicionais paulistanos são para os fortes

Há pelo menos três sanduíches tradicionais paulistanos: o Bauru do Ponto Chic, o de mortadela do Mercado Municipal e o de pernil do Estadão. Todos são deliciosos, todos têm por base o pão francês – típico da cidade -, todos são exagerados. Isso significa que é praticamente impossível comer sem se lambuzar e devorá-los por inteiro é para os fortes. O Bauru do Ponto Chic, diz a lenda, foi criado nos anos 1930 por um dos alunos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco que frequentavam o bar no Largo do Paissandu, cujo apelido era o nome de sua cidade natal e acabou batizando também o sanduba. Embora se possa comer bauru em qualquer padaria paulistana – sanduíche caracterizado por ser um misto quente (queijo e presunto) com tomate -, o do Ponto Chic é muito mais incrementado: inúmeras fatias de rosbife, tomate em rodelas, pepino em conserva e uma mistura de quatro tipos de queijos fundidos em banho-maria (prato, estepe, gouda e suíço). Hoje pode ser encontrado nas três lojas do...

Cidade de São Paulo aprova política de segurança hídrica

O momento político é tão desalentador que, quando temos uma boa notícia, dá até medo de comentar e alguém da turma dos neoempoderados da brigada do “vamos acabar com tudo que há de civilizado no país” se entusiasmar e pegar mais uma causa para detonar. Ainda mais na Semana do Meio Ambiente – por isso vamos nos benzer antes. Mas o fato é que, na última sexta-feira (31/5), a prefeitura de São Paulo sancionou a lei que institui a Política Municipal de Segurança Hídrica. Rio Pinheiros, aquele eternamente na fila de despoluição. Tudo bem que é, ainda, apenas um documento, mas sinaliza em uma direção de avanço significativo. E é resultado de uma iniciativa da sociedade: a campanha Vote pela Água, da Aliança da Água, lançada durante a eleição municipal de 2016. Para quem não sabe ou não se lembra, a Aliança foi formada durante a crise da água de 2014, quando a cidade de São Paulo quase entrou em colapso de abastecimento por conta da seca severa, que praticamente zerou a capacidade de ...