Em uma festa no final do ano, recebi na saída uma
tradicional sacolinha de brindes, daquelas com revistas velhas e papeizinhos
variados. Entre eles, um cartão de uma loja chamada Madame Valentine que trazia
a frase “venha nos fazer uma visita e ganhe um gift exclusivo da marca”. Como
uma das lojas fica no Shopping Villa Lobos, que costumo frequentar, guardei o
dito cujo na bolsa. Não achei que fosse ganhar um dos caros itens da loja,
claro, mas um brinde simpático.
Ao apresentar o cartão à balconista, achei que ela não
soubesse ler, pois ficou olhando para ele um tempo infinito com cara de quem
viu algo de outro mundo. Depois de um tempo bastante desconfortável, sorriu e
disse que precisava consultar a gerente. Esta, também passou um tempo enorme
lendo a pequena frase e analisando o cartão da propaganda (me passou pela
cabeça que estava duvidando de sua autenticidade). Depois, disse que não sabia nada a respeito,
me perguntou “onde eu havia conseguido aquilo” (ela sabia do evento!), e queria
que eu deixasse meus dados para ela poder entrar em contato. Não deixei e, é
obvio, não pretendo entrar novamente nesta loja.
Difícil entender a falha de comunicação e sensibilidade de
quem faz esse tipo de pseudopromoção ou publicidade. Considero este um caso extremo,
mas já cansei de ver promoções onde o brinde sempre “acabou de acabar”, ou onde
para ganhar o brinde precisa do cupom mais um pagamento (que é o valor do
brinde) ou que pede que se junte pontos -possíveis apenas para quem resolver
comprar a loja toda - para ganhar algo totalmente irrelevante. Mais do que
marketing mal feito, é um desrespeito com o consumidor.
Comentários
Postar um comentário